O robô Perseverance falhou na sua primeira tentativa de coleta do solo de Marte, realizada na última sexta-feira (6). De acordo com a Nasa, não foram encontradas amostras de rochas no tubo utilizado para armazenamento.
+ Galaxy Unpacked: o que esperar do evento da Samsung
+ Resort em SC estreia espaço gamer com arena para eSports
+ Nasa recruta voluntários para viver em módulo marciano por um ano
A agência espacial dos Estados Unidos está investigando o que teria dado errado durante a coleta de amostras, já que o sistema de telemetria do robô apontou que os equipamentos — projetados para operar de maneira autônoma — funcionaram de acordo com o esperado e conseguiram perfurar o solo com sucesso.
Ao todo, o Perseverance levou para Marte 43 tubos de titânio que serão utilizados na coleta de amostras de poeira e rochas marcianas. Futuramente, uma futura missão irá recolher esses tubos e trazê-los para análises mais profundas na Terra.
A Nasa lembrou ainda que esta não é a primeira vez que um robô passa por contratempos para obter as amostras. Em outras missões, problemas com o equipamento ou solos mais duros do que o esperado dificultaram ou até inviabilizaram essas análises científicas.
Atualmente, o Perseverance está analisando a Cratera Jezero, região que, acredita-se, formava o leito de um lago há milhões de anos.